Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Economia > Serviços

Sebrae Ideal retoma atividades em Palmitinho

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 03/03/2008

Transformar empresários que chefiam equipes em líderes de empresas e da comunidade onde estão inseridos é o principal objetivo do programa Sebrae Ideal, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), em parceria com a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Palmitinho, município distante 442 quilômetros de Porto Alegre. O programa, composto por 12 encontros, iniciou suas atividades em 2007 e será retomado este ano com a realização do módulo Como Planejar e Conduzir Reuniões Eficazes. A capacitação acontecerá no dia 8 de março, das 8h às 18h, na sede da ACI, Rua Duque de Caxias, 331, andar térreo.

Os 29 empresários inscritos no programa concluirão a sua capacitação até abril de 2008 com a realização dos módulos Como e por que planejar; Como tomar decisões eficazes; Como construir alianças estratégicas e associativismo econômico; Atitudes e comportamentos do líder de vanguarda II.

Entretanto, mesmo antes do término do programa, alguns empresários já percebem as mudanças no seu entendimento sobre o papel do líder e já arriscam outras formas de se comunicar com os colaboradores. Esse é o caso do empreendedor João Antônio Albarello, um dos responsáveis pela comunicação interna do mercado São Francisco, em Palmitinho. “Percebi nas reuniões que devemos nos preparar melhor para argumentar com o nosso grupo de colaboradores”, analisa. O empreendedor conta que aprendeu a destinar um tempo específico para cada parte dos encontros. “Agora, os funcionários têm o momento certo para contribuir com as suas opiniões e sugestões, o que tem melhorado os processos e o atendimento aos clientes,” comemora.

Para o consultor do Sebrae/RS, Nelson Kafruni, que ministrará o módulo sobre Reuniões Eficazes, os verdadeiros líderes não são apenas líderes em sua casa ou empresa, eles fazem a diferença na cidade onde vivem. Ele conta que nos encontros, os participantes são estimulados a se comprometerem com uma ação de melhoria para a cidade. “Em alguns municípios, os empresários conseguiram parcerias para reformar a cozinha de um hospital, pintar a ponte da cidade e realizar campanhas contra os acidentes de trânsito, por exemplo”, exemplifica.

Kafruni explica que os empresários, no módulo Reuniões Eficazes, são capacitados a conduzir encontros de forma mais objetiva e menos cansativa, com a contratação de responsabilidades. Conforme ele, existem três tipos de reuniões: as informativas, nas quais são transmitidas informações como o lançamento de um novo produto; as participativas, cujo objetivo é ouvir a opinião de todos os participantes sobre determinado tema; e, as decisórias, nas quais as pessoas se reúnem para decidir algo sobre determinado assunto. “Existem reuniões que contemplam os três tipos em uma só, mas o mais importante é ter bem claro o momento para cada etapa”, orienta.

O consultor cita alguns dos problemas mais comuns de organização ao se fazer uma reunião: falta de uma pauta bem clara e definida, convocação de pessoas desinteressadas pelo tema, prolongamento do encontro além do horário previamente estabelecido ou início com atraso. Entretanto, ele explica que um dos fatores que mais dificultam a realização de uma reunião está ligado ao comportamento das pessoas. “Conversas paralelas, falta de foco e interrupções em momentos inoportunos também são itens que tiram a concentração em uma reunião”, destaca o consultor. Ele orienta que no final dos encontros deve haver o registro e a avaliação em ata da reunião com respostas para questões como: o objetivo foi alcançado? Os participantes entenderam? As informações agregaram valor? Foi tomada a decisão correta? Quais são os passos seguintes? Quem fará a ação e quando? Quem irá cobrar o andamento destas ações?

Os 29 empreendedores da cidade já concluíram sete módulos, de oito horas cada. Nestes encontros eles foram capacitados nos temas Atitudes e comportamentos do líder de vanguarda I; Quem é e como atua o líder de vanguarda; Como tornar o tempo do líder mais produtivo; Como o líder de vanguarda fala em público; Como o líder de vanguarda negocia; O que é e como funciona uma entidade modelo de representação empresarial; e Plano de desenvolvimento pessoal.



Fonte:   Sebrae-RS



Fotos Adicionais



Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.