Buscar em     por     
     Minha Conta/Login | Publicidade | Contato     

     Home    PUBLICAR   CADASTRO   Pets Brasil   Postais   Busca RS   Ajuda










  Categorias

Ver Todas as Categorias

Procurar por municípios


  Serviços

Procura um novo amor? Cadastre-se grátis no Cupido BR

Mande postais gratuitos do RS e de todo o país. Agende eventos


  Destacados


Dr. MARCO TÚLIO VICHINSKI ROCHA



     

Você está na seguinte Editoria:   Home > Notícias > Economia > Serviços

Sobradinho sedia seminário sobre kiwi e uva

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Publicação: 17/10/2008

Aumentar a produtividade e a qualidade da produção de uva e de kiwi na região Centro do Estado é o foco da primeira edição do Seminário Kiwi e Uva na Prática, que será realizado neste sábado, 18 de outubro, das 8h30min às 17h30min, na Câmara de Vereadores de Sobradinho (Rua General Osório, nº 200) – município distante 232 quilômetros de Porto Alegre. O evento reunirá produtores de frutas de Sobradinho e de Passa Sete. A participação no evento é gratuita e as inscrições serão realizadas no local. O público estimado é de 80 produtores. A promoção é do Programa Juntos Para Competir em parceria com a Associação Rio-grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), e apoio das Prefeituras Municipais dos dois municípios.

O Juntos para Competir (JPC) é impulsionado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O programa busca organizar e aprimorar as cadeias produtivas do agronegócio no Rio Grande do Sul, como a bovinocultura de corte, a suinocultura, a ovinocaprinocultura, a fruticultura, a floricultura, a vitivinicultura, a apicultura e a cultura da cana-de-açúcar e seus derivados.

De acordo com a gestora do projeto de Frutas na Região Centro, Carina Petry Brackmann, o seminário tem por objetivo oferecer aos produtores de uva e de kiwi o aprimoramento e a padronização das técnicas de produção e manejo das frutas visando aumento da produtividade e da qualidade dos frutos. “O seminário é resultado da parceria entre o programa JPC e a Emater/RS, que demonstra a capacidade de definição de um plano de ação conjunto visando o desenvolvimento local e regional. Buscamos ampliar a representatividade da produção dessas frutas, melhorando a qualidade de vida dos produtores”, afirma. O evento visa também estimular os demais produtores da região a fazerem parte das associações assistidas pelo projeto.

Os temas que serão abordados durante o seminário, além das práticas de manejo do kiwi e de uva são: doenças do solo, técnicas de irrigação, necessidade de polinização para produção de frutas e tendências de mercado. Carina Brackmann destaca, ainda, que o evento tem o propósito de despertar os produtores para elaboração de novas estratégias de comercialização de frutas. A gestora lembra que, outras ações estão previstas para serem realizadas pelo projeto Frutas na Região Centro, até o final do ano, como a participação na Multi Feira de Santa Maria – Feisma 2008, que tem por propósito aproximar os produtores da região com potenciais compradores.

O presidente da Associação de Vitivinicultura de Sobradinho (Avitis), Élson Busato, diz que esta é a primeira vez que um evento voltado aos produtores do município, com temas importantes para quem trabalha no setor da fruticultura, é realizado na região. Segundo ele, os associados estão otimistas em relação à produção de uva na região, com tendência de ampliação da produção prevista para o ano que vem. “Estamos desenvolvendo um trabalho junto aos associados da entidade para que participem do seminário, e, dessa forma, possam aprimorar algumas técnicas de cultivo imprescindíveis para ampliarmos a produção local de uva”, completa.

O secretário da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Passa Sete, Darci Wagner, destaca que o seminário é um grande incentivo para os produtores de frutas da região que buscam diversificar sua produção, cultivando kiwi, por exemplo. “No município, estamos incentivando os produtores a introduzirem outras culturas, para somar renda às propriedades e incrementar a atividade econômica. Nesse ano, foram produzidas cerca de 40 toneladas da fruta, em uma área de oito hectares e meio. Pretendemos ampliar a produção e a área cultivada, chegando a 50 hectares, nos tornando assim o segundo município com maior produção de kiwi do Estado”, destaca. Segundo Wagner, o seminário será uma oportunidade para os produtores do município ampliarem seus conhecimentos acerca das melhores formas de manejo e cultivo da produção.

O projeto Frutas na Região Centro atende 98 produtores de frutas pertencentes aos municípios de Cacequi, Santiago, Passa Sete, Sobradinho e Encruzilhada do Sul. A atividade tem por objetivo aumentar a produtividade e o volume comercializado de frutas, buscando promover o fortalecimento do setor na região Centro do Estado.



Fonte:   Sebrae/RS



Fotos Adicionais



Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)




 
     

 


Mapa do Site | Termos de Uso | Política de Privacidade | Fale a Seus Amigos |

Copyright © 1995-2014, Infomídia Produções. Todos os direitos reservados.
Este é um site de divulgação sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Quer contribuir? Sua contribuição será muito bem-vinda.